Marketing Digital Marketing Digital

O que são tags do YouTube? Aqui está tudo o que você precisa saber

O que são tags do YouTube? Aqui está tudo o que você precisa saber

Há uma boa razão pela qual 62% das empresas já têm um canal no YouTube. A plataforma de vídeo se tornou o segundo mecanismo de pesquisa mais popular, logo após o Google.

Se você oferece um produto ou serviço online, a seguinte estatística deve fazer sua adrenalina borbulhar: De acordo com Oberlo, 90% das pessoas dizem que descobrem novos produtos no YouTube.

Ilustração da estatística.

Então, como é que a maioria dos vídeos não é otimizada adequadamente para pesquisa? Muitos ainda não têm tags do YouTube ou tags de vídeo. Uma explicação possível é que os proprietários de canais não sabem o que as tags fazem no YouTube. Criadores de vídeo não estão cientes sobre o uso de tags ou do significado para Search Engine Optimization (SEO).

Este artigo responde às suas perguntas e também fornece as táticas e ferramentas para que você possa definir as coisas imediatamente para seus vídeos do YouTube.

O que são as tags no Youtube?

Tags do YouTube ou tags de vídeo são palavras ou frases que você pode usar para descrever seu conteúdo e fazer com que seja  encontrado pelo seu público alvo. As tags são uma espécie de meta descrição para ajudar os algoritmos do YouTube a categorizar seu vídeo e entender do que se trata.

Se você é experiente em SEO, entenda imediatamente que isso significa otimizar seus vídeos com palavras-chave.

Ponto de atenção: não estamos falando de hashtags. Você pode colocar hashtags na descrição do seu vídeo para ajudar os espectadores a encontrar conteúdo relevante. No entanto, as hashtags não ajudam no SEO.

Estamos falando de tags de vídeo e elas têm seu próprio espaço dedicado. Como você nunca viu? Bem, a opção não fica imediatamente visível quando você envia seu vídeo.

Então vamos tirar isso do caminho, antes de qualquer coisa. Forneceremos uma explicação rápida de como e onde adicionar tags. Se você sabe disso, pule o parágrafo a seguir e vá para a próxima seção.

Como adicionar tags a um vídeo do YouTube em três passos

No YouTube Studio, a opção de marcação está escondida atrás das palavras “mostrar mais”. Depois de clicar nessa opção, algumas configurações avançadas, incluindo ‘adicionar tags’, serão abertas. Você pode inserir quantas tags quiser, desde que não exceda 500 caracteres – e isso é muito. Para comparação, você leu 284 caracteres neste parágrafo até agora. As tags podem ser frases inteiras e você as divide usando vírgulas sem hashtag ou qualquer outro símbolo.

Passo 1 – Envie seu vídeo para o estúdio do YouTube.

Captura de tela do upload do vídeo do YouTube Studio

Passo 2 – Role para baixo e clique em “mostre mais”

Captura de tela do Youtube Studio, onde adicionar tags.

Passo 3 – Adicione a quantidade de tags que quiser no campo de tags.

Adicionar tags ao enviar um vídeo para o YouTube

Agora que você sabe como é simples,vamos para o quê e por quê.

Quão importante são as tags em vídeos no YouTube?

Para entender o significado das tags para SEO, precisamos dar uma olhada nos fatores de classificação do YouTube.

Inclui parâmetros técnicos como qualidade de vídeo e duração do vídeo. Fatores de comportamento do público, como o número de assinantes do canal, visualizações reais, métricas de engajamento e assim por diante, também entram no cálculo.

No entanto, antes que seu vídeo possa ser classificado, o YouTube precisa determinar sobre o que é seu vídeo. Como não pode acessar o conteúdo do vídeo em si, o YouTube precisa de texto que os algoritmos possam rastrear. Você sabe onde isso leva: onde há texto na web, há palavras-chave. O YouTube analisa o título, a descrição e as tags de vídeo.

Correlação de fatores de classificação do YouTube.

Um estudo aprofundado realizado por Briggsby descobriu que os quatro fatores a seguir são os mais relevantes para a classificação:

  • Tempo de exibição
  • Autoridade do canal
  • Sentimento positivo e engajamento
  • Segmentação por palavras-chave de correspondência ampla em tags de título, descrição e palavras-chave

Para resumir: palavras-chave são essenciais para sua estratégia de SEO de vídeo. Embora as tags não sejam o foco principal, elas suportam as palavras-chave em seu título e descrição, para que o YouTube possa identificar o conteúdo com mais precisão e enviar tráfego de qualidade relevante.

Quais hashtags você deveria usar?

O YouTube tem mais de dois bilhões de usuários. Para atingir seu público-alvo, a técnica de spray, onde você distribui seu conteúdo o mais amplamente possível até chegar ao público certo, é totalmente ineficiente. A segmentação de público requer foco nítido em seus clientes em potencial. As tags ajudam o YouTube a corresponder à intenção de pesquisa e a escolher as pesquisas exatas para as quais seu vídeo fornece respostas.

Siga estes cinco conceitos orientadores para ajudar o YouTube a fazer isso:

  1. É tudo sobre relacionamentos

A primeira regra é alinhar as palavras-chave nas tags com as palavras-chave no título e na descrição. O YouTube reconhece palavras-chave relacionadas nos diferentes locais em que aparecem. Ao alimentá-lo com termos de vários tópicos, você causará confusão.

Portanto, não tente cobrir todos os aspectos que o vídeo toca. Construa as tags em torno da palavra-chave principal. Mantenha-os centrados na mensagem pretendida do vídeo e forneça contexto.

  1. A palavra-chave em foco vem em primeiro lugar

A primeira tag é reservada para sua palavra-chave em foco que também aparece no título e na descrição. Dessa forma, você garante que a palavra-chave receba a atenção necessária do YouTube. As tags de vídeo são como pequenos pedaços de meta descrições. No conteúdo escrito, você colocaria sua palavra-chave de foco no título principal, nas legendas, no meta-título e possivelmente na descrição.

  1. Quanto mais tags, melhor

Não há limite para o número de tags que você pode usar em um vídeo. O estudo de Briggsby sugere que palavras-chave com duas a três palavras são sua melhor escolha. Também indica que o número total ideal de caracteres está entre 200 e 300 e que o uso de 31 a 40 tags tem o melhor desempenho.

Esses números não batem, então é melhor usar o bom senso quando se trata da quantidade e do comprimento das tags. Faça o que é certo para o seu vídeo. Dê ao YouTube o que ele precisa para entender o conteúdo do vídeo e seja generoso.

  1. As tags explicam e especificam

Em suas tags, use palavras-chave que explicam, esclareçam ou especifiquem o que o título implica. Forneça pistas sobre a mensagem ou o propósito do seu vídeo. É um vídeo comercial ou informativo? Quais perguntas ele responde? Qual a intenção do usuário você segmenta?

Pense em maneiras de orientar o algoritmo do YouTube na direção certa. Use frases para esclarecer a relação. Por exemplo, em vez de tags curtas e separadas como “tags, vídeo, SEO”, coloque os termos no contexto “usando tags de vídeo na estratégia de SEO” e “marcando vídeos para melhorar o SEO”.

Você pode usar frases diferentes com o mesmo significado ou significado semelhante. Por exemplo, se você postar um tutorial em vídeo, use palavras-chave como “Como enviar vídeos para o YouTube?” em diferentes variações, como “Como você pode publicar no YouTube?” e assim por diante.

  1. Palavras-chave amplas fortalecem a autoridade do canal

Adicione palavras-chave amplas em suas tags para descrever o tema abrangente do vídeo. Digamos que você seja um afiliado de uma marca de eletrônicos e revise dispositivos em seus vídeos do YouTube. A categoria do produto ou o nome da marca seria uma palavra-chave ampla.

Também é uma boa ideia adicionar palavras-chave relevantes para todo o seu canal. Eles têm menos impacto, mas podem fortalecer sua autoridade de canal e você se beneficiará a longo prazo. Uma palavra-chave que aparece repetidamente em muitos de seus vídeos informa ao YouTube que é a especialidade do seu canal.

Digamos que você lida com roupas esportivas e publica um vídeo sobre a nova coleção 2022 de maiôs femininos, um outro vídeo para maiô infantil e um sobre as vantagens das camisetas dry-fit. Você pode marcar todos os vídeos com “roupa esportiva” ou “roupa de esportes”.

Como encontrar as palavras-chave certas?

Agora vamos para a parte prática. Imagine que sua tarefa é escrever conteúdo otimizado para pesquisa orgânica. Onde você começa? Resposta certa: pesquisa de palavras-chave. Você investigaria quais termos geram o tráfego mais valioso e, em seguida, criaria uma lista de palavras-chave relevantes.

Faça o mesmo ao criar conteúdo para seu marketing de vídeo. Insira a lista de palavras-chave na seção de tags. Se houver muitas duplicatas, remova algumas. Em seguida, expanda o escopo das palavras-chave para fornecer orientações mais precisas para o algoritmo do YouTube e coloque-as no contexto certo.

Pesquisa de palavras-chave do YouTube

Use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para encontrar as palavras-chave mais relevantes com o maior potencial para direcionar o tráfego. A plataforma de inteligência digital Similarweb oferece um gerador de palavras-chave especificamente para pesquisa de palavras-chave do YouTube.

Tela de abertura do gerador de palavras-chave Similarweb.

Basta digitar sua palavra-chave principal no gerador de palavras-chave e escolher a opção gerador para YouTube. A ferramenta gera uma lista de palavras-chave relacionadas que geram mais tráfego no YouTube. Refine a pesquisa excluindo termos de pesquisa irrelevantes. Na lista, você pode selecionar os termos mais relacionados à sua palavra-chave e ao conteúdo do seu vídeo.

Você também quer descobrir quais termos geram tráfego para seus concorrentes e correlacionar com as palavras-chave geradas. Identifique seus principais concorrentes do YouTube. Você pode ler aqui como realizar uma análise competitiva no YouTube. Em seguida, verifique o canal de vídeos deles para ver que tipo de vídeos eles publicam e como eles criam títulos e descrições.

gerador para YouTube.

Infelizmente, as tags não são visíveis para os visitantes. No entanto, é muito simples descobrir as tags usando ferramentas como TubeBuddy e VidiQ’s Extension for YouTube Chrome & Firefox. Verifique as tags nos vídeos populares dos concorrentes e vídeos com conteúdo semelhante ao seu.

Comece com seus vídeos que já existem

Se você não tiver adicionado tags nos seus vídeos até agora, ainda poderá adicioná-los. No YouTube Studio, clique em editar detalhes do vídeo existente e role até chegar a “mostrar mais”. Você já sabe o que fazer a seguir.

Captura de tela da opção de marcação no estúdio do YouTube.

Não há necessidade de começar do zero. Quando você criar a sua estratégia de marketing de vídeo usando SEO , pode incorporar seus vídeos existentes ao plano. Combine as palavras-chave apropriadas que você descobrir em sua pesquisa ao conteúdo de vídeo existente e marque-as de acordo.

Você pode até fazer isso agora mesmo. Use Similarweb para gerar as melhores palavras-chave para suas tags de vídeo e comece a usá-las.

author-photo

by Ruth Trucks

Senior Marketing Writer

Ruth, com 15 anos de experiência em marketing, transforma dados complexos em conteúdo envolvente. Ela gosta de jardinagem, passeios de moto e de passar tempo com a família.

This post is subject to Similarweb legal notices and disclaimers.

Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?

Experimente ou fale com nossa equipe de insights - não se preocupe, é de graça!

Would you like a free trial?
Wouldn’t it be awesome to see competitors' metrics?
Stop guessing and start basing your decisions on real competitive data
Now you can! Using Similarweb data. So what are you waiting for?
Ready to start digging into the data?
Our comprehensive view of digital traffic gives you the insights you need to win online.