Pagamento por assinatura é a nova tendência global, descubra o porquê
O setor de streaming deve boa parte de sua fama ao sistema de pagamento por assinatura.
Serviços por assinatura existem desde a década de 90 e começaram com soluções como encomendar filmes para serem entregues a domicílio. O setor evoluiu, e hoje tem uma gama de serviços por assinatura em variados segmentos e formatos, principalmente no meio digital. Confira abaixo como as buscas por serviços de streaming vêm crescendo na web desde o início de 2019:
Fonte: Similarweb pro
Grande parte deste crescimento deve-se ao modelo de negócio por subscrição, que consiste na ideia de venda de um produto ou serviço para a obtenção de pagamentos periódicos (mensais, trimestrais etc.) de maneira recorrente. Negócios por subscrição focam na retenção de clientes, ao invés da aquisição de consumidores.
O modelo se popularizou, e hoje em dia é possível participar de clubes de assinatura de vinhos, produtos de skincare, carros, aparelhos eletrônicos e até produtos para Pets – com empresas no setor oferecendo serviços de assinatura de entrega de ração, brinquedos e mais.
Serviços por assinatura e a pandêmia, qual é a relação?
Com o início da pandemia de COVID-19 no Brasil (em março de 2020), empresas conhecidas como clubes de assinatura viram um significativo aumento do número de vistas aos seus websites, e o setor chegou a movimentar 1 bilhão de reais no ano.
No gráfico abaixo, é perceptível o aumento no número de visitas aos sites de alguns dos players do setor de serviços por assinatura logo após o início da pandemia:
O isolamento social claramente impulsionou os clubes de assinatura do Brasil. No entanto, observando uma grande oportunidade, várias empresas se lançaram no setor e a concorrência aumentou, fazendo com que alguns players, que viram um aumento em sua performance digital no início da pandemia, não conseguissem sustentá-lo por muito tempo.
Os serviços de assinatura explodiram durante a pandemia, e empresas de diversos segmentos passaram a modificar seus modelos de negócio e aderir às assinaturas para conseguir se recuperar dos danos econômicos causados pela pandemia. Hotéis, restaurantes, locadoras de automóveis, petshops, mercados e até padarias se lançaram aos serviços de assinatura e se surpreenderam com os bons resultados.
Moda passageira ou tendência para o futuro?
Parece que os serviços de pagamento por assinatura são uma tendência mundial que veio para ficar. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, o consumidor está em busca de novos produtos e novas formas de comprar, valorizando o simples e prático. Com isso, o mercado para serviços de assinatura tende a crescer.
O modelo também é benéfico para as empresas, que encontram nas assinaturas uma forma mais fácil de reter clientes, aumentar o engajamento e atrair consumidores em busca de novas experiências.
Veja como as métricas de engajamento do setor de streaming são boas:
O número médio de visitas chega a quase 2 bilhões e os usuários passam em média 19:02 minutos nos websites de serviços streaming.
O modelo de pagamento por assinatura tem funcionado muito bem para os serviços de streaming, mas será que ele é o ideal para o seu negócio?
Descubra utilizando a plataforma da Similarweb!
Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?
Experimente ou fale com nossa equipe de insights - não se preocupe, é de graça!