Projeções de Viagem e Turismo para o fim do ano no Brasil
Passados alguns anos da recessão provocada principalmente pela pandemia, o mercado de viagem brasileiro começa a se recuperar, como aponta o nosso mais recente estudo sobre o setor.
Para a análise, foram considerados dados de terceiros (relatórios da Anac) e dados próprios da Similarweb. A metodologia inclui informações de dispositivos desktop, mobile web (top 100 sites da indústria de Travel and Tourism) e apps (categorias Air Travel e Accommodation and Hotel). O foco comparativo foi entre o primeiro semestre de 2023 e o primeiro de 2022 (janeiro a junho).
No estudo, exploraremos as tendências, o desempenho e as estratégias de companhias aéreas, OTAs (Online Travel Agencies) e aeroportos.
Principais resultados:
- Google Flights vem se consolidando como um dos principais buscadores de voos. É considerado uma ferramenta confiável para quem busca passagens aéreas.
- A tendência da indústria de travel é de crescimento global (+13,3%).
- LATAM se destaca como líder em visitas, com o maior aumento no volume de acessos e um crescimento significativo de 31,28% em 2023.
- Nos aplicativos, Azul conquistou a posição de liderança tanto em volume de instalações quanto em engajamento.
- Relevância e fidelidade dos sites de OTA como referrals para os domínios das companhias aéreas.
Booking.com e 123milhas são os sites com maior reconhecimento de marca no segmento de OTA no Brasil.
Tendências do segmento de viagens e turismo
A influência crescente do Google Flights combinada ao sucesso do TikTok
Google Flights vem ganhando adesão massiva entre usuários do TikTok, já que criadores de conteúdo compartilham dicas sobre destinos, opções de hospedagem e estratégias para economizar dinheiro. Isso gerou um pico de tráfego a partir de maio de 2023.
Em média, 1.058 bilhão de visitantes acessam o Google Flights todos os meses no mundo. No Brasil, a média mensal é de 129.1 milhões.
Tráfego total recebido pelo Google a partir de keywords relacionadas ao Google Flights
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jan./23 – jul./23., worldwide.
O Brasil é um dos principais geradores de tráfego para o Google Flights. Além disso, o comportamento de busca com uso de palavras-chave relacionadas especificamente ao Google Flights registrou um crescimento significativo, com picos em janeiro e julho de 2023.
Fonte: Similarweb, desktop, ago./22 – jul./23,. Brasil.
Turistas estrangeiros impulsionam a economia no país
O relatório mais recente da Embratur revela que o turismo internacional teve uma contribuição significativa para a economia brasileira em junho de 2023, atingindo a marca de R$ 2,407 bilhões. Isso representa um notável aumento de 31% em relação ao ano anterior.
De fato, o fluxo global de visitas a sites de companhias aéreas teve aumento de 13,3%, ressaltando o aquecimento do setor.
Média mensal de visitas a sites do setor de janeiro a junho de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022
Fonte: Similarweb, Travel, dados desktop e mobile web, jan./23 – jun./23 x jan./22 – jun./22, worldwide.
Após um declínio no número de decolagens devido à pandemia, o Brasil está retomando seu lugar de destaque no cenário de viagens aéreas.
Em 2023, o país registrou uma sólida média de crescimento no volume de decolagens, com variação média de 12,8%.
Volume total de decolagens de voos domésticos
Fonte: Relatório de Demanda e Oferta de Voos pela Anac, jan./20 – jul/.23.
Destinos brasileiros mais desejados
De acordo com dados de buscas do primeiro semestre de 2023, os destinos nacionais que mais atraíram a população brasileira foram:
- Porto de Galinhas – PE
- Maragogi – AL
- Praia de Copacabana – RJ
- Chapada dos Veadeiros – GO
- Gramado – RS
- Foz do Iguaçu- PR
Fonte: Similarweb, desktop, jan./23 – jun./23.
Simultaneamente, a Embratur aponta um interesse crescente dos brasileiros em explorar as rotas gastronômicas do país durante as férias. Ao analisarmos os dados de buscas, identificamos os destinos que têm se destacado nas pesquisas recentes. São estes:
- Serra da Canastra, reconhecida como a Rota do Queijo;
- Bento Gonçalves, que atrai turistas pelas suas renomadas vinícolas;
- Serra Negra, oferecendo a atrativa Rota do Café;
- Ilhéus, seduzindo os viajantes com a encantadora Rota do Cacau.
Fonte: Similarweb, desktop, ago./22 – jul./23.
Movimentação dos aeroportos no Brasil
Os meses de dezembro e janeiro se destacam como períodos de intensa atividade nos aeroportos do Brasil, conforme apontado pelo relatório da ANAC. Ou seja, o fluxo de passageiros continua associado ao período de férias escolares.
Em média, cerca de 7 milhões de passageiros são registrados mensalmente nos aeroportos do país. Durante os meses de pico de demanda, esse número pode chegar a impressionantes 8 milhões.
Volume de passageiros em voos domésticos – Aeroportos no Brasil
Fonte: Relatório de Demanda e Oferta de Voos pela Anac, jun./22 – jun./23.
No cenário digital, o aeroporto brasileiro que recebeu maior volume de visitas em seu site entre junho de 2022 e junho de 2023 foi o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU), com 528 mil visitas mensais e uma participação de mercado de 61,9%.
Em segundo lugar, vem o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB), com 53,5 mil acessos/mês e uma fatia de 6,2%, seguido por Viracopos, com tráfego de 45,7 mil e 5,3% de participação entre os sites de aeroportos.
Tendência de volume de tráfego nos aeroportos brasileiros
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jun./22 – jun./23.
O ápice de visitas aos sites dos aeroportos coincide com as tendências de aumento no número de passageiros, destacando dezembro como o mês de maior volume de acessos.
Performance e estratégia das companhias aéreas brasileiras
Participação de mercado
LATAM é líder de participação de mercado em volume de passageiros em voos domésticos, segundo o Relatório de Demanda e Oferta de Voos Domésticos, feito pela Anac. A empresa registrou total de 2.7 milhões de passageiros nesses voos somente no mês de junho de 2023.
Azul segue de perto na segunda posição, com 2.3 milhões de passageiros, enquanto Gol fica na terceira posição, com um total de 2.2 milhões.
Participação das companhias aéreas brasileiras por volume de passageiros em voos domésticos
Fonte: Relatório de Demanda e Oferta de Voos Domésticos pela Anac, jun./23.
Os dados de visitas aos sites das companhias aéreas brasileiras refletem a procura dos viajantes por passagens aéreas. LATAM foi a companhia que mais recebeu visitas de junho de 2022 a junho de 2023, com o total de 177.9 milhões de acessos e participação de visitas de 45,1%.
Volume de visitas
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jun./22 – jun./23.
Além disso, a companhia tem as melhores taxas de engajamento.
Métricas de engajamento
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jun./22 – jun./23.
Estratégia de tráfego por recomendações
Com o volume de 6.7 milhões de visitas, LATAM foi a companhia que mais recebeu visitas por meio de recomendações.
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jun./22 – jun./23.
OTAs, programas de fidelidade, sites de milhas e mecanismos de busca focados no setor figuram como as principais fontes de referrals.
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jun./22 – jun./23.
Desempenho de aplicativos
A adoção de aplicativos de companhias aéreas está se expandindo. O seguinte gráfico ilustra a penetração das instalações de apps:
Instalações e downloads de aplicativos ao longo do tempo
Fonte: Similarweb, all Android Devices, jan./22 a jun./23.
Durante o período analisado, a marca LATAM registrou o maior crescimento em termos de base de usuários. Os períodos de crescimento mais notáveis ocorrem nos meses de fevereiro e março.
Para além da métrica de instalações, a frequência com que os usuários acessam o aplicativo também revela sua utilidade e adoção.
Média mensal de usuários ativos nos aplicativos
Fonte: Similarweb, all Android Devices, jan./22 a jun./23.
No contexto das empresas analisadas, Azul despontou com a média mais alta de usuários únicos no aplicativo, totalizando 1.6 milhões de usuários mensais que acessam o app.
Isso significa que Azul tem aproximadamente o dobro de usuários de aplicativo em comparação a Gol e LATAM.
Performance e estratégia das OTAs
Tendência de volume de tráfego nos sites de OTAs
O seguinte gráfico mostra diversos insights. O primeiro, e mais básico, é que os picos de acesso aos sites das OTAs acontecem em janeiro, fevereiro, julho e dezembro: meses com períodos de férias escolares e festividades importantes no país.
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jan./22 – jun./23.
Em março e abril de 2022, há um aumento no volume de visitas ao site da 123milhas. A marca conseguiu ocupar o espaço de Booking, Hurb e Airbnb.
Neste período, o site que mais cresceu em visitas foi o Booking.
Já Hurb foi o site que mais sofreu queda no volume de tráfego. A empresa está enfrentando uma crise relacionada a pacotes de viagens, e desde 29 de maio de 2023 a Secretaria Nacional do Consumidor suspendeu essa oferta da OTA.
Na seguinte tabela, é possível observar a variação percentual do período:
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jan./22 – jun./23.
Força de marca
Uma das principais formas de mensurar a força de marca no mundo digital é por meio do tráfego direto e buscas relacionadas às suas marcas.
Nesse cenário, Booking e 123milhas são as OTAs líderes de força de marca e, por conseguinte, as mais influentes no Brasil.
Volume de pesquisas associadas ao site de uma marca (Branded Search Volume)
Fonte: Similarweb, desktop e mobile web, jan./23 – jun./23. Tamanho da bolha: volume médio de visitas mensais. Eixo x: tráfego direto. Eixo y: volume de buscas associadas ao site da marca.
Desempenho de aplicativos
Com um total de 6.6 milhões de instalações únicas, Booking.com teve o aplicativo de OTA mais baixado entre janeiro de 2022 e junho de 2023. A curva de adoção do app continua a crescer, indicando aumento constante na sua popularidade.
Instalações e downloads de aplicativos ao longo do tempo
Fonte: Similarweb, all Android Devices, jan./22 – jun./23.
Mensurando o acesso ao segmento de pacotes de viagens
Considerando o site das OTAs 123milhas, Decolar, CVC e Submarino, é 123milhas quem lidera o share de visitas, com 49%.
Tráfego, engajamento e participação dos sites de OTA nos segmentos de pacotes de viagens
Fonte: Similarweb, desktop, jan./22 – jul./23, Brasil.
Agora, ao olharmos no detalhe para o segmento de pacotes de viagens, ele é de maior destaque para o site da CVC. Do total das visitas recebidas no seu site, em média 54,5% são destinadas às páginas relacionadas com a oferta de pacotes de viagens.
Submarino Viagens apresenta média de 24,6% das visitas no segmento de pacotes de viagens. A marca teve picos de acessos em novembro de 2022, durante a Black Friday, e em janeiro de 2023.
Tráfego dos segmentos de pacotes de viagem nos sites de OTAs
Fonte: Similarweb,desktop, jan./22 – jul./23, Brasil.
Embora o segmento de pacotes de viagens não tenha atingido acima de 40% dos acessos, 123milhas, em termos de volume, é a OTA com mais visitas ao segmento. Porém, e após o crescimento acelerado do volume de acessos até junho de 2022, o site passou a perdê-los a partir de agosto.
Em 2023, 123milhas, Decolar e CVC aproximam-se, tornando o cenário mais competitivo.
Fonte: Similarweb, desktop, jan./22 – jul./23, Brasil.
Os times de Insights & Comunicação da Similarweb podem extrair dados adicionais ou ainda mais atualizados a pedido de veículos de imprensa no Brasil (jornalistas podem escrever para cristiana.simon@similarweb.com).
Citação: ao citar nossos dados, faça referência à Similarweb como a fonte. Referências à Similarweb devem preferencialmente constar como “plataforma de Inteligência de Marketing Digital” e estar associadas ao site da empresa.
Dados e insights por: Vicky Almeida, Similarweb Insights Leader LATAM.
Revisão e texto por: Cristiana Simon, Similarweb Content Leader LATAM, e Violeta Vaal, Similarweb Content Specialist LATAM.
Isenção de responsabilidade: todos os dados, relatórios e outros materiais fornecidos ou disponibilizados pela Similarweb são baseados em dados obtidos por terceiros, e incluem estimativas e extrapolações com base nesses dados. A Similarweb não será responsável pela exatidão dos materiais e não terá nenhuma responsabilidade por qualquer decisão de terceiros baseada no todo ou em parte destes materiais.
Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?
Experimente ou fale com nossa equipe de insights - não se preocupe, é de graça!