Campanha de marketing impulsiona turismo internacional no Paraná
>Dados divulgados pela >Secretaria de Estado do Turismo> revelam que o Paraná ficou em terceiro lugar entre os estados brasileiros mais visitados por turistas internacionais em janeiro de 2024.
>Com 164.5 mil visitantes estrangeiros, o estado ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul (265.7 mil) e de São Paulo (179.7 mil) e desbancou outros destinos populares, como Rio de Janeiro, Bahia e Santa Catarina.
>Os números repercutem o lançamento de uma campanha de promoção ao turismo entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, desenvolvida pela Secretaria de Turismo do Paraná, produzida pela agência Vivas Comunicação e respaldada pelos dados da Similarweb.
>Principais resultados
- >As buscas por destinos do Paraná no Brasil tiveram aumento de 22.923,06%;
- >Os destinos que mais cresceram em interesse foram os mobilizados nos criativos da campanha, com Matinhos> (11.395%>), Parque Estadual de Vila Velha> (942%>) e Ilha do Mel >com (707,5%>);
- >Globalmente, o aumento nas pesquisas por lugares turísticos do Paraná> foi de 605,4%>, sendo Iguaçu Falls> o termo mais buscado;
- >Durante o período da campanha, o site pr.gov.br> teve aumento de 22% no volume de acessos;
- >O tráfego> proveniente das buscas por termos relacionados aos destinos do Paraná no Brasil aumentou em 47,6%> no site pr.gov.br>.
- >Houve um aumento ainda mais significativo no tráfego global, com crescimento de 248,8% nas buscas por Iguaçu Falls>.
>Cases “Viaje Paraná” e “Verão Maior”
>Com o propósito de impulsionar o turismo no estado para além das atrações já conhecidas, o Governo do Estado do Paraná lançou uma iniciativa de marketing produzida pela agência Vivas Comunicação com base em uma extensa análise de dados de comportamento de buscas e audiência fornecida pela Similarweb.
>As iniciativas da campanha tiveram desde criativos em sites brasileiros até vídeos apresentando o vasto potencial turístico do Paraná.
Assista ao vídeo promovido no Brasil:
>O impacto no interesse de busca por destinos no Paraná a partir do Brasil
>A campanha impulsionou significativamente as buscas por atrações paranaenses, refletindo um aumento notável do interesse em 72,5%>.
>Crescimento do interesse de busca nos destinos do Paraná
Fonte: Similarweb. Dados desktop e mobile, Brasil. Análise dos últimos 6 meses (ago./23 – jan./24).
>Entre os lugares que tiveram maior aumento no interesse estão Matinhos (11.395%), Parque Estadual de Vila Velha> (942%>) e Ilha do Mel> ( 77,5%> ), seguidos por Guaíra> (263.5%>), Guaraqueçaba> (135.6%>), Maringá> (104.4>%) e São José dos Pinhais> (104.1%>).
>As atrações com maior crescimento no volume de pesquisas estavam presentes no criativos, vídeos e jingles da campanha.
>Ação na Times Square impulsionou curiosidade internacional pelas Cataratas do Iguaçu
>Uma das ações mais relevantes da campanha foi a divulgação de um vídeo promovendo as Cataratas do Iguaçu na Times Square, área pulsante do turismo em Nova York.
>A iniciativa, criada pela agência Vivas Comunicação, gerou impacto imediato no interesse pelo destino, levando a um crescimento de mais de 292% nas pesquisas pelo termo-chave da campanha: “Iguaçu Falls” em buscadores. >O aumento no tráfego do site pr.gov.br> gerado a partir de buscas por esse termo foi de 249%.
>Essa projeção internacional não só ampliou a visibilidade das Cataratas do Iguaçu, mas despertou a curiosidade de um público mais diversificado em relação à região. Em janeiro de 2024, o Paraná foi o terceiro estado mais visitado por turistas estrangeiros.
>“Verão Maior” e o incentivo ao turismo interno
>Os dados extraídos da Similarweb apontaram um crescimento nas “escapadas”, viagens internas para destinos turísticos próximos, entre janeiro e outubro de 2023.
>Com o aumento dos preços das passagens aéreas, esses passeios, que podem ser feitos por vias terrestres, se tornaram uma tendência no setor de turismo no Brasil.
Similarweb. Desktop y Mobile Web, jan 22 – out 22 X jan 23 – out 23, filtro Brasil.
>Foi com base nesses insights que a Vivas Comunicação desenvolveu a ação “Verão Maior”, em parceria com o Governo do Estado do Paraná.
>O objetivo foi aproveitar a movimentação interna de turistas para promover a variada agenda de shows e impulsionar passeios pelo interior do Paraná.
>Evolução do volume de visitas ao site pr.gov.br
>O site >pr.gov.br> teve aumento constante no tráfego mês a mês entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, sendo que as visitas relacionadas aos destinos do Paraná tiveram crescimento de 83,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
>Somente em janeiro de 2024, o número total de acessos ao site aumentou 22%.
Volume total de visitas ao site pr.gov.br
Fonte: Similarweb. Dados desktop e mobile, Brasil. Dez./22 – fev./23 x dez./23 – fev./24.
>Descoberta de criativos para a campanha a partir do comportamento de busca dos usuários
>A análise feita pela Similarweb destacou o aumento do interesse pelo turismo gastronômico na região, evidenciado pelos padrões de busca no site TripAdvisor.
>Entre os termos que mais geram tráfego orgânico para o TripAdvisor, “restaurantes Curitiba” ocupa a quarta posição.
Similarweb. Desktop e mobile Web, jan 23 -out 23, filtro Brasil.
>Análise do volume de tráfego e da sazonalidade dos sites das atrações turísticas do Paraná
>Para compreender o interesse dos turistas pelos destinos do Paraná, além de analisar o comportamento de busca, apresentamos também a sazonalidade e o volume de acessos aos sites das principais atrações no estado.
>Com 1.378M de visitas, a Usina Hidrelétrica de Itaipú ocupa o primeiro lugar entre as atrações, seguida pelo Parque das Aves e pelas Cataratas do Iguaçu.
Fonte: Similarweb. Dados desktop e mobile, Brasil, jan./22 – oct./23.
>Como a Similarweb orientou a construção das campanhas
>O planejamento das iniciativas criadas pela Vivas Comunicação foi baseado em insights de inteligência digital de um extenso estudo fornecido pela Similarweb com base nos dados da plataforma, que priorizou os seguintes aspectos:>
- >Análise das tendências de tráfego ao longo do tempo para identificar padrões sazonais e mudanças no comportamento das pesquisas por viagens, tanto nacionais quanto internacionais;
- >Direcionamentos na qualificação de publishers para a campanha digital;
- >Compreensão aprofundada do comportamento de pesquisa nos destinos do Paraná;
- >Avaliação do interesse nas principais atrações turísticas do estado;
- >Identificação da audiência com maior afinidade e interesse em viajar para o estado;
- >Mapeamento de materiais criativos já produzidos em campanhas de estímulo ao turismo na região, visando oportunidades de otimização de recursos;
- >Orientação das estratégias de criação de conteúdo para identificar possibilidades de colaboração com influenciadores ou sites parceiros;
- >Identificação de tendências emergentes nos pilares de demanda do setor turístico, por meio da análise dos termos mais usados pelos usuários ao pesquisar por atividades turísticas nos sites de buscadores de viagens e atrações.
>_________________________________________________________________________
>Os times de Insights & Comunicação da Similarweb podem extrair dados adicionais ou ainda mais atualizados a pedido de veículos de imprensa no Brasil (jornalistas podem escrever para >cristiana.simon@similarweb.com>).
Citação>: ao citar nossos dados, faça referência à Similarweb como a fonte. Referências à Similarweb devem preferencialmente constar como “plataforma de Inteligência de Marketing Digital” e estar associadas ao >site da empresa>.
Edição de texto por:
>Cristiana Simon, Content Marketing Leader LATAM.
>Violeta Vaal, Content Marketing Specialist
Isenção de responsabilidade>: todos os dados, relatórios e outros materiais fornecidos ou disponibilizados pela Similarweb são baseados em dados obtidos por terceiros, e incluem estimativas e extrapolações com base nesses dados. A Similarweb não será responsável pela exatidão dos materiais e não terá nenhuma responsabilidade por qualquer decisão de terceiros baseada no todo ou em parte destes materiais.
Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?
Experimente ou fale com nossa equipe de insights - não se preocupe, é de graça!