Black Friday 2023: crescimento do engajamento nos aplicativos supera o dos sites
Na semana da Black Friday de 2023, observamos um fato marcante: o crescimento no uso de aplicativos pelos usuários no Brasil durante esse período.
Os dados do nosso estudo revelam um panorama interessantíssimo, destacando não apenas o aumento do interesse por ofertas e compras, mas também a mudança significativa nos padrões de consumo através de aplicativos móveis.
Nesta análise, focaremos especificamente no engajamento de aplicativos Android em cinco setores – Marketplace, Fashion, Beauty & Cosmetics, Travel e Pharmacy – durante a semana da Black Friday de 2023.
Principais resultados:
- O engajamento nos aplicativos superou o dos sites, com um aumento de 1,9%.
- Marketplace, Fashion e Travel foram os setores com o maior número de usuários únicos.
- As marcas que lideraram o volume de uso em cada um dos setores foram: Mercado Livre, Shein, Azul e o grupo RD (RaiaDrogasil).
Engajamento nos aplicativos por setor durante a semana da Black Friday 2023
O gráfico abaixo compara o volume total de usuários únicos acumulados nos apps dos setores de Marketplace, Fashion, Beauty & Cosmetics, Travel e Pharmacy em 2022 e 2023.
Identificou-se uma estabilidade diária no engajamento dos aplicativos ao longo da semana, em comparação com 2022, com um aumento de 8% registrado na quinta-feira (23/11/2023).
A tendência de aumento no engajamento na quinta-feira e queda na sexta-feira (21/11/2023) foi observada tanto nos sites quanto nos aplicativos. No entanto, ao mesmo tempo que houve um aumento de 1,9% no engajamento dos apps, já os sites registraram uma retração de 5,1% no volume total.
Os setores com maior crescimento em engajamento nos aplicativos
Os setores que se destacaram com maior variação positiva em comparação a 2022 foram: Pharmacy (76%), Fashion (10,5%), Travel (10,4%) e Marketplace (0,5%).
Similarweb, nov. 2023, all Android devices. Brasil.
Vale destacar o desempenho do setor de farmácias. Apesar da estabilidade no volume médio de usuários únicos, notou-se um aumento significativo no uso de aplicativos, com um crescimento de 76%. Esses números sugerem um aumento considerável no setor, tanto em visitas aos sites quanto no engajamento nos aplicativos, ao compararmos os dados de 2022 e 2023.
Similarweb, nov. 2022 e 2023 (seg. a sex.), All Android Devices. Brasil.
As marcas que lideraram o volume de uso em cada um dos setores foram: Mercado Livre, com 66.3 milhões de usuários ativos acumulados; Shein, com 26.7 milhões; Azul, com 5.9 milhões; e Grupo RD, com 2.9 milhões.
Em contrapartida, o setor de Beauty & Cosmetics teve uma queda de 33% no volume de usuários únicos, mas apresentou aumento de 13% de visitas nos sites.
As marcas de destaque incluíram nomes consolidados, como O Boticário, Natura, Beleza na Web, Sephora, Época Cosméticos e Eudora, que lideraram o tráfego desde 2022. Além disso, marcas digitais nativas, como Océane e Sallve, também apresentaram crescimento na semana da Black Friday.
Os times de Insights & Comunicação da Similarweb podem extrair dados adicionais ou ainda mais atualizados a pedido de veículos de imprensa no Brasil (jornalistas podem escrever para cristiana.simon@similarweb.com).
Citação: ao citar nossos dados, faça referência à Similarweb como a fonte. Referências à Similarweb devem preferencialmente constar como “plataforma de Inteligência de Marketing Digital” e estar associadas ao site da empresa.
Dados e insights por: Vicky Almeida, Similarweb Insights Leader LATAM.
Revisão e texto por: Violeta Vaal, Similarweb Content Specialist LATAM.
Isenção de responsabilidade: todos os dados, relatórios e outros materiais fornecidos ou disponibilizados pela Similarweb são baseados em dados obtidos por terceiros, e incluem estimativas e extrapolações com base nesses dados. A Similarweb não será responsável pela exatidão dos materiais e não terá nenhuma responsabilidade por qualquer decisão de terceiros baseada no todo ou em parte destes materiais.
Quer saber o que a Similarweb pode fazer por você?
Experimente ou fale com nossa equipe de insights - não se preocupe, é de graça!